quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Amizades são Altares...

Caros irmãos,

eu não sou um "bom blogueiro", não gosto muito de escrever, mas gosto de falar um pouco do que acho importante. Hoje falarei sobre um dom de Deus, a amizade.

Certo tempo atrás li esse artigo que mexeu comigo:

Um amigo, um altar

Como os altares, as amizades precisam ser construídas

Altar é lugar de sacrifício, lugar onde se oferece uma vítima em holocausto. Os altares sempre são constituídos para esta finalidade, para através de um sacrifício fazer memória dos favores que Deus concedeu.

Um altar precisa ser construído com esforço pessoal e decisão de coração. Ele é memorial, lugar da teofania, da manifestação do amor de Deus. Amizades são altares.

Amizade é oblação, é ir além do que é natural em nós, é tocar o sobrenatural. Da mesma forma que um altar pressupõe um holocausto, uma amizade traz em si o sacrifício. É preciso sacrificar a nós mesmos, nossas falsas verdades, nossos gostos e desejos pessoais. Amizade é altar, é lugar onde se derrama sentimento, lágrimas, sangue, vida. Se esse derramar em sacrifício não acontece, não há altar, não há amizade.

Como os altares, as amizades precisam ser construídas, edificadas com o que há de melhor em cada um. São sentimentos, experiências, valores, sonhos, que como verdadeiras pedras vão se sobrepondo para que ali verdadeiramente aconteça o sacrifício. São pedras que não podem ser tolhidas pelos desejos de nenhuma das partes, pois trazem em si aquilo que é o melhor, o sagrado, o original de Deus em cada um. Lapidá-las para adaptá-las às nossas vontades, aos nossos desejos, significa profaná-las. Eu não posso construir um altar, uma amizade com nada a não ser o que há de mais puro e sagrado. Eu não posso ser verdadeiramente um amigo se eu não levo comigo a originalidade de Deus em mim. Um altar profanado, uma amizade profanada, só tem um destino: a destruição.

Há um valor especial em qualquer coisa que nós mesmos construímos ou ajudamos a construir, ainda mais quando se trata de pessoas. Uma amizade que não traz em si a vontade de ajudar a construir o outro, não manifesta vida, não há significado, não há porque, não há santidade, não há razão de ser. Um altar é santo em razão do que ele significa. Uma amizade que não constrói o outro perdeu o seu sentido, o seu significado, a sua capacidade de sacralizar.

O ato de construir o outro não é fácil, causa dor em ambos, entraves, muito sacrifício mútuo e pessoal. Mas - como foi dito antes - se não há sacrifício, não há altar. Para construir o outro eu preciso derramar o meu sangue, a minha vida, para que a oferta do meu sacrifício seja capaz de trazer à tona o que há de melhor no outro, mesmo que para isso precise doer primeiro em mim. É um ato de oblação, de oferta, que à medida que nos aproxima do altar, nos aproxima do próprio Deus, tornando-nos interiormente livres. Quanto mais sacrifício há em uma amizade, mais liberdade se adquire, mais próximo de Deus se chega. O altar me leva a alcançar a Deus. Se uma amizade não me leva ao Senhor, ela perdeu a essência.

Deus me levou a construir amizades durante a minha vida. Elas são verdadeiros memoriais da visita do Senhor na minha história. São verdadeiros altares onde eu posso me derramar, derramar a minha vida, sacrificar a mim mesmo, ser melhor, crescer na certeza de estar me aproximando cada vez mais de Deus. Se uma oferenda é santificada e apresentada ao Senhor pelo contato com o altar, cada vez que me “derramo” sobre um amigo, sou apresentado mais santo do que poderia ser sozinho. Ninguém se santifica sozinho. Amizades são instrumentos eficazes de Deus para minha santificação.

Deus não colocou somente pessoas em minha vida, me deu amigos, me deu altares onde eu posso perpetuamente me oferecer em holocausto e me sacralizar.


Deixo aqui um abraço a todos os altares que recebem minhas oferendas, também à aqueles que não a querem receber.

Abraço à aqueles altares que sempre recebem o meu melhor, ainda mais grato aqueles que se dispõe a receber minha oferta mesmo quando não é tão boa assim.

Por fim, que Deus sempre seja o centro de tudo, pois, "um altar profanado, uma amizade profanada, só tem um destino: a destruição."

Oremos para que a Virgem Imaculada proteja o que para nós é tão sagrado.


Altares da minha vida, uns mais perto, outros mais longe... Amo muito vocês!!


Shalom Aleichem'


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

... e quando nos cansamos??!



A Paz de Cristo irmãos,

Existem horas que por estarmos em sintonia com Nosso Senhor, achamos que aqueles que não estão tão bem, estão passando dificuldades espirituais, são o culpados disso por não se aproximarem dAquele que tudo pode pra nos fazer feliz. Mas não é bem assim...

Quando alguns irmãos do Grupo de Oração me disseram que existe fases espirituais, eu não entendi bem...

Hoje eu posso dizer que estou aprendendo mais sobre isso.

Como o Senhor diz à Igreja de Laodicéia em Apocalipse 3,15-16: "Conheço as suas obras: Não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te."

Algumas vezes experimentamos gloriosamente de Deus, e pouco tempo depois, estamos como que áridos. Como se concebe isso?

Deus é tão bom, que não conseguimos nos aproximar dEle sem que nos vejamos miseráveis como somos.

Sendo assim, após esse momento de glória e sobrenatural, Deus permite que nos deparemos com nós mesmos, vendo nossas imperfeições para assim O buscarmos mais e mais para consertar-nos. O fato de estarmos frios ou quentes que provoca esse "choque espiritual" que não nos deixa parados, estacionados na fé, mas sempre em lapidação pelo Espírito Santo.

Nessas horas surge o cansaço, sentimos como se estivéssemos no campo de concentração após lutarmos uma noite inteira e, quando notamos que o dia amanheceu, a guerra ainda não acabou.

É nessa hora que Deus espera atenciosamente por nosso pedido de socorro, pelo nosso olhar para o alto, o nosso suspiro por Sua ajuda.

Aproveitemos dessa oportunidade então para nos agarrarmos à esse Pai que nos ama, nos cuida e nos quer sarados e descansados em Seus braços de amor.

Essa música me vem a mente todas as vezes que mesmo estando tão perto de Deus eu deixo de experimenta-Lo, essa é minha prece no dia de hoje para você.

Tenham uma ótima tarde nos braços do Pai!

seu irmão Fernando.

Salve Maria!

Nos Braços Do Pai
Composição: Ana Paula Valadão Bessa
Pai, estou aqui, olha pra mim
Desesperado por mais de Ti
A Tua presença é o meu sustento
A Tua palavra, meu alimento
Preciso ouvir a Tua Voz dizendo assim:

Vem filho amado
Vem em meus braços descansar
E bem seguro te conduzirei
Ao meu altar
Ali falarei contigo
Com Meu amor te envolverei
Quero olhar em teus olhos
Tua feridas sararei
Vem filho amado
Vem como estás

Pai, meu Pai
Meu Papai, Abba Pai.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Mt 16, 24


Bom dia,

a paz de Cristo..

Salve Maria!!

"... se alguém quiser vir após Mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-Me;"
Mt. 16, 24

Muitas vezes pedimos a Deus uma experiência sobrenatural, uma experiência profunda e nova com Deus, tantas outras vezes pedimos a Deus que nos surpreenda com sua glória e esquecemos que não só de glórias vive um cristão...

As vezes devemos passar por dias de aridez, ou nem chegar a esse ponto, mas ao menos viver de fé, sem ter que sair do que se vê pra crer em Deus.

É doloroso quando vemos que pessoas que amamos estão viciadas só em bençãos de Deus, mas se um dia Deus não se manifesta no sobrenatural ela não sabe sustentar a fé...

São Paulo sempre nos advertiu que teríamos sofrimentos e tribulações, e que isso também serviria pra nos aproximar do Coração Humano de Jesus... Coração que sangrou até restar somente água... Coração de onde emanou nossa salvação... Coração que jorrou o Sangue que lavou nossa alma...

É como a música diz: Ainda existe uma Cruz, ainda existe um preço a pagar...
Para cada pessoa o preço é diferente... geralmente é renunciar aquilo que mais ama... pra que Jesus esteja realmente assentado no trono que há em nosso peito.

Senhor , Meu Deus...
Não permitas que minha salvação esmoreça pela minha busca de sinais e manifestações gloriosas!
Que eu tenha um coração manso e humilde que busque conhecer-Te em primeiro lugar... conhecer-Te e amar-Te mais que tudo!
Que minha adoração seja extravagante e rendida a Ti por inteiro, mas também que eu saiba Te adorar num olhar a Santíssima Eucaristia, num suspiro, num pensamento, numa vida de renúncias e desapego... que o santo silêncio envolva minha alma me guardando somente para Ti.
Virgem Imaculada, Minha Rainha e Senhora, que eu seja escondido dos homens como tu, distanciando-me das falsas glórias e que toda graça que meu nome receba, eu imediatamente glorifique ao Nome do Senhor Jesus, me rebaixando de amor diante d'Ele. Amém!

Leve a sua cruz, por mais pesada que pareça, Jesus teve o pior sofrimento e não teve ninguém para ajudá-lo, Ele estava ali carregando a cruz sozinho e hoje você tem o privilégio de ter um Deus de amor que te ajuda a carregar a sua cruz.
Negue-se a si mesmo e tome a sua cruz e venha!!

Ainda existe uma Cruz
Diante do Trono

Quem quiser vir após Mim negue-se a si mesmo,
Quem quiser Me seguir tome a sua cruz.
Dia após dia negue-se a si mesmo,
dia após dia tome a sua cruz.
Quem quiser vir após Mim negue-se a si mesmo.

Ainda existe uma cruz prá você carregar,
Não se deixe enganar a porta é estreita.
O caminho é árduo prá você trilhar,
Não se deixe enganar ainda existe uma cruz,
Ainda existe um preço a pagar.

Quem achar a sua vida a perderá
E quem perder sua vida por amor de mim a encontrará
Dia após dia negue-se a si mesmo,
dia após dia tome a sua cruz.
Quem perder sua vida por amor de Mim a encontrará.

Ainda existe uma cruz prá você carregar,
Não se deixe enganar a porta é estreita.
O caminho é árduo prá você trilhar,
Não se deixe enganar.
Ainda existe uma cruz,
Ainda existe um preço a pagar.

Ainda existe uma cruz.
Ainda existe um morrer.
Ainda existe uma cruz.
Uma batalha a vencer.
Ainda existe uma cruz.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Salve Maria!


Irmãos,

a paz de Cristo!

essa é minha primeira postagem aqui, e eu gostaria de começar colocando um texto especial pra mim, o qual eu tento vive-lo dia a dia!!

Diante das tribulações, dificuldades, ansiedades, vitórias e de toda serie de graças que recebo todos os dias, Deus me leva a meditar sobre esse segredo que nos aperfeiçoa para Ele:

O Segredo de Maria
Trabalhe e reze. Fique em silêncio,
reze, ame e reze. Escute e reze.
Não discuta, não queira ter razão: cale-se.
Não julgue, não condene: ame.
Não olhe, não queira saber: abandone-se.
Não arrazoe, não entre na profundidade
dos problemas: creia.
Não se agite, não procure fazer: reze.
Não se inquiete, não se preocupe: tenha fé.
Quando você fala, Deus se cala
e você diz coisas equivocadas.
Quando discute, Deus é esquecido e você peca.
Quando você argumenta, Deus é humilhado
e você pensa em coisas vãs.
Quando você se apura, Deus é distanciado
e você tropeça e cai.
Quando você se agita, Deus é lançado fora
e você fica na obscuridade.
Quando você julga o irmão, Deus é crucificado
e você se julga a si mesmo.
Quando você condena o irmão, Deus morre
e você se condena a si mesmo.
Quando desobedece, Deus fica distante e você morre.

Bom final de semana pra vocês!!

Deus nos abençoe!!

Salve Maria!!
Shalom'